15.11.11

Convidada Especial : Mariana Sette



A Mariana , alem de uma grande amiga, é uma das razões  que me levou a escolher o sul da Flórida para morar.
Esta linda chefe gourmet, mineira, mãe de 2 filhas , morou aqui por 7 anos e vai nos contar um pouco de sua experiência e dar suas dicas sobre Miami.


Nome: Mariana Sette
Idade: 38 anos
Filhos: Lara, 13 e Joana, 11

Em que ano você mudou para a Florida? Qual a cidade que escolheu para morar e o que determinou a sua escolha? Nos mudamos para a FL em fevereiro de 2003. Escolhemos morar em Plantation, cidade a oeste de Fort Lauderdale, gostamos muito do condominio e era perto do trabalho do meu marido.
O que voce sentiu quando soube que teria que deixar o Brasil e ir morar nos EUA? Quais eram suas maiores preocupações?A princípio não gostei muito da idéia, a minha maior preocupação era com a adaptação das crianças.
Como foi a adaptação no começo? Foi melhor ou pior do que você imaginava? O que foi mais difícil?Uma mudança sempre é complicado, mas como fui com tudo já programado (casa, trabalho) foi mais fácil do que eu imaginava. O mais difícil foi lidar com a adaptação das minhas filhas na escola, eu ficava com muita pena de deixá-las em um lugar até então desconhecido e com a dificuldade de comunicação(elas quase não falavam ingles), sofri muito com essa parte.
O que você gostou logo de cara ? O clima, amo o calor e o céu azul da Flórida.
Voce lembra de alguma gafe que cometeu por nao estar acostumada ainda com a cultura e costumes do lugar?Acho que foram várias… mas conversar no telefone com o director da escola das minhas filhas, logo que cheguei, para uma entrevista foi hilário, ele tinha um sotaque irlandês e eu não o entendia e ele muito menos.
Quantos anos tinham suas filhas ? Já falavam ingles? Quanto tempo demorou para aprenderem e ficarem fluentes? A Lara tinha 5 e  Joana 2 e meio, a Lara falava um pouquinho e a  Joana nada, mas em 6 meses as duas estavam fluentes.
Sei que você fez muitas amigas aqui, como conseguiu se enturmar ? Qual era a sua rotina? Na escola das crianças fiz  muitas amigas, ajudava na escola como voluntária o que foi uma ótima maneira de me enturmar. Logo depois comecei a jogar tênis no meu condôminio onde também fiquei conhecendo muita gente.
Voce fez outra faculdade aqui e se formou como Chefe em gastronomia. O que achou do sistema universitário americano? Para mim foi maravilhoso, sempre amei cozinhar e era um sonho meu, as universidades aqui te preparam para o mercado de trabalho, se você quiser já sai da faculdade com um emprego garantido.

Você atuou como chefe aqui?  Sim, dei aulas de culinária.
Hoje , de volta ao Brasil, do que mais sente saudades?
E do que não sente saudade alguma? A maior saudade é de pessoas queridas que deixei para trás, mas sinto falta da organização dos Estados Unidos e do respeito ao próximo que as pessoas tem uns com os outros. Não sinto saudades da falta de capacidade de adaptação à novas situações do americano.
Se você pudesse trazer algo dos EUA para sua vida no Brasil , o que traria? E se voltasse um dia a morar aqui, o que gostaria de trazer do Brasil? Traria o respeito ao próximo e do Brasil levaria o calor humano e a alegria de viver do brasileiro.



Qual o conselho que você dá para ajudar alguém que vai mudar para um novo país, para que tenha uma adaptação melhor? Que tenha calma quando enfrentar situações difíceis, pois elas vão existir, faça bons amigos e pergunte muito! É a melhor maneira de descobrir como se virar!

Ping-pong:

-Melhor restaurante ? Pascal on Ponce
-Melhor shopping? TownCenter em Boca e Aventura Mall
-Melhor loja de decoracao? Restoration Hardware
-Melhor loja de brinquedo? Toys r us
-Melhor loja feminine? Neiman Marcus do Village of Merrick Park e Calypso
-Melhor loja masculine? As do Bal Harbor
-Melhor supermercado? Publix e Whole Foods
-Melhor praia? Sunny Isles
-Sua melhor lembranca ? infância ao ar livre das minhas filhas e quando você (Flavia) chegou









 





2 comentários:

  1. Olá, apesar de não conhecer a Mariana, também sou mineira e adorei a entrevista! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Adriana ! Obrigada pelo seu comentario ! vou falar para a Mariana! Ela e' muito querida !

    ResponderExcluir